Notícias
-
Estudo que negava riscos do glifosato é retirado após 25 anos de alertas
Na União Europeia, a autorização para o uso do glifosato foi prolongada em 2023 por mais dez anos, mas o Tribunal Geral já veio alertar que a Comissão abusou das regras sobre revisão de autorizações.
-
Fórmula 1 regressa a Portimão em 2027 e 2028
Governo português assinou acordo com a gigante do desporto motorizado. Últimas corridas em Portugal tinham ocorrido em 2020 e 2021.
-
Primeiros migrantes climáticos já chegaram à Austrália vindos de Tuvalu, arquipélago em vias de desaparecer
Os migrantes climáticos de Tuvalu já começaram a chegar à Austrália. O Primeiro-ministro de Tuvalu pede aos que estão de partida que mantenham os laços culturais.
-
Aeroporto de Beja vai estrear posto do Turismo do Alentejo
E, por fim, vai ser inaugurado um posto de turismo no aeroporto alentejano, para “fortalecer a marca Alentejo”. Num ano, Beja registou 600 movimentos de aviação executiva e 30 “charters”.
-
Lídia Jorge, nome de mulher prodigiosa
O facto de o Prémio Pessoa ser atribuído a uma romancista coloca em evidência a importância da literatura e da cultura na nossa vida privada e colectiva. Crónica de José C. Vieira
-
Bruxelas quer taxar pequenas encomendas da China já em 2026
Arranque da medida estava previsto para 2028. Em causa estão as pequenas mas muito numerosas encomendas de grandes cadeias chinesas como a Shein, Temu ou AliExpress.
-
Barreiras no acesso: quase 8% das famílias já tiveram gastos “catastróficos” com a saúde
Dificuldades financeiras provocadas pelos pagamentos directos de cuidados de saúde por parte das famílias “são maiores em Portugal do que em muitos países da União Europeia”, refere estudo da OMS.
-
Os humanos já produzem fogo há mais de 400 mil anos
Vestígios encontrados em Inglaterra provam que humanos começaram a produzir fogo há 400 mil anos, o que é muito mais cedo do que se pensava. Até agora, os restos mais antigos tinham 50 mil anos.
-
Fim de ano em viagem? Madeira, Brasil e Marrocos entre destinos preferidos
Apesar da subida generalizada dos preços, a procura por viagens para celebrar a Passagem de ano aumenta. Madeira, Brasil e Marrocos entre os destinos favoritos dos portugueses.
-
Amianto em Portugal está em muitos mais locais do que apenas nas escolas
Associação SOS Amianto diz que é urgente inventariar edifícios com amianto e remover esse poluente. Contaminação em Portugal vai muito além dos telhados das escolas - há amianto em tubos e tectos.