Sugestões para Candidatos
Como elaborar um Curriculum Vitae?
Um curriculum vitae (CV) é um meio padronizado de agregar todos os dados académicos e experiências profissionais relevantes de um candidato. O layout de um CV tem evoluído ao longo dos anos, mas a sua estrutura é usualmente segmentada por: dados pessoais, formação académica, experiência profissional relevante, conhecimentos informáticos e linguísticos.
O que é que deve fazer para conseguir um CV eficaz?
- Mantenha o seu currículo simples, fácil de ler e com secções bem demarcadas.
- Incluir no seu CV os seguintes dados:
- Nome completo;
- Morada de residência, contactos telefónicos e endereço de e-mail;
- Data de nascimento e estado civil;
- Habilitações académicas;
- Formação profissional complementar, acções de formação contínua e estágios de formação;
- Experiência profissional (nome de empresas, funções e tarefas desempenhadas);
- Conhecimentos de informática;
- Nível de idiomas;
- Informações facultativas.
- Mantenha as experiências profissionais devidamente actualizadas e por ordem cronológica inversa (da experiência mais recente para a mais antiga), assim como as restantes informações pessoais.
- Verifique atentamente se não contém erros ortográficos e gramaticais, pois sugerem falta de atenção aos detalhes e provocam má impressão.
- Evite a utilização de abreviaturas e de tipos de letra ilegíveis, procurando usar o mesmo tipo de letra e de cor (preto).
- Revele-se activo e com poder de iniciativa, não utilizando expressões no passado e evitando fazer juízos de valor sobre si e sobre anteriores empregadores.
- Procure ajustar o seu curriculum vitae para se adequar à oferta de emprego.
A Carta de Apresentação
Tal como o Curriculum Vitae, a carta de apresentação é um dos primeiros contactos do candidato com a empresa. Os dois documentos devem ser apresentados ou enviados em conjunto.
Dicas a ter em conta:
- Deverá ser breve e simples.
- Dirigir-se à pessoa/empresa certa.
- Explicar as razões da sua candidatura, demonstrando as suas motivações (revelar entusiasmo é uma grande vantagem).
- Salientar uma ou outra experiência profissional importante para a função a que se candidata.
- Ser directo e objectivo (a carta de apresentação é apenas de uma página).
- Escrever sobre as capacidades de aprendizagem, uma mensagem positiva sobre si mesmo.
- Finalizar a carta com alguma originalidade (evitar frases feitas).